Tahuantinsuyo

 

Tahuantinsuyo: Império Inka

 

O Tahuantinsuyo ou Império dos Incas teve uma carreira brilhante e fugaz, o seu desenvolvimento foi interrompido pela invasão espanhola de 1532, numa altura em que foi enfraquecida por lutas e surgiram alguns sinais de declínio. Sua expansão para a região andina atingiu quase inteiramente

Tahuantinsuyo início do outono cerca de 1300 dC, a sua expansão para o 1450 e seu colapso em 1532. Provavelmente migraram para a bacia do Lago Titicaca, seus fundadores levou as tribos do vale de Cuzco, em uma sociedade unificada, que cobriram toda a região andina.

Considerando a divisão política atual, o Tahuantinsuyo incluiu uma pequena área do sul da Colômbia, o planalto eo litoral do deserto do Peru, as terras altas da Bolívia, noroeste da Argentina e em todo o norte árido e as terras férteis da região central do Chile para a Maule, 36 graus de latitude sul.

Composto por duas grandes áreas: o planalto ou planalto na zona central, que causou o império, e no litoral tropical, úmido e pantanoso, no Equador, e no deserto, sem chuvas no Peru e no Chile. Os incas nunca chegou a dominar a selva.

Duas estradas norte-sul foram a espinha dorsal da comunicação. A primeira, ao longo da costa, medindo 4.050 km, eo segundo através das montanhas, era 5180 milhas. Ou seja, quanto mais o último que a estrada romana que ligava maior Muralha de Adriano, na Escócia, a Jerusalém.

Sua população total é um tema de discussão no presente. A maioria dos autores estimado entre 10 milhões e 16 milhões de pessoas. Pesquisas recentes tem apoiado um número de pouco mais de 12 milhões de pessoas.

Muito bem ser uma densidade de 13 habitantes por quilómetro quadrado. A título de comparação pode-se recordar que as províncias asiáticas do Império Romano sob Augusto tinha uma densidade de 30 europeus e 10.

A afirmação de alguns escritores que os exércitos foram organizados Tahuantinsuyo 200000-300.000 soldados não é um exagero que se aceite uma população total de cerca de treze milhões. O Império Romano tinha, no final do segundo século com uma força armada de 300 000 homens.